Seja bem vindo!

Portal do Cliente

Para Facilitar sua vida e evitar transtornos nós disponibilizamos a opção de Geração de segunda via de suas contas. Clique no Botão abaixo e Confira!
GERAR SEGUNDA VIA FATURA

22 de Março: Saae divulga séries de dicas de conscientização na semana que comemora o Dia Mundial da Água

O cuidado com a preservação do Aquífero Parecis que abastece o município Vilhena é o maior objetivo da instituição para proteger um bem que é de todos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do município de Vilhena, iniciou nesta semana, uma série de divulgação em alusão do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Foram elaborados banner de conscientização de como utilizar a água no cotidiano sem desperdício, além de um vídeo explicativo de como a água da cidade é captada e como ela chega até as residências dos moradores.

É uma data importante, pois é um momento em que a sociedade civil se volta para o tema de como cada um está cuidando deste elemento tão precioso para vida humana. Considerando que, todos os setores necessitam dela, seja a indústria, comércio, agricultura, no dia-a-dia de todos como lavar louça, lavar roupa, limpar casa e a principal, nenhum ser humano sobrevive sem ingerir água que hidrata e elimina as toxinas do organismo.

De acordo com o diretor geral do Saae, Maciel Wobeto, hoje em Vilhena há 36 poços semi-artesiano que distribuem água para cerca de 40 mil residências, atendendo 92 bairros da cidade. Em média cada poço é responsável em abastecer mais de 1 100 moradias. O diretor explica ainda que as bombas captam água em uma profundidade de 100 metros de profundidade e devido a pressão faz com que chega nas residências com uma cor esbranquiçada, efeito de bolhas de oxigênio que em poucos minutos se normaliza.

“As análises químicas são realizadas mensalmente e encaminhada para um laboratório credenciado fora do Estado, além das análises efetuada pelo órgão do Governo Federal que realiza exames de 16 poços da cidades, através Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

Segundo a diretora de projetos e planejamento do Saae, Sueli Magalhães, a água de Vilhena é captada do aquífero Parecis, que também abastece o Estado vizinho de Mato Grosso e fornece água de excelente qualidade, sendo que, em alguns poços a qualidade de água chega a 7,5 de PH (escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução), evidenciando a qualidade da água vilhenense, considerada uma das melhores do Estado de Rondônia.

“Neste dia tão importante não apenas para nós do Saae, mas para o mundo, pois é uma data lembrada mundialmente, estamos buscando a conscientização das pessoas para cuidar de um bem que é de todos. Pequenas atitudes podem preservar os lençóis freáticos de contaminação e não deixar o nível de água diminuir. Pedimos aos moradores para sempre deixar um pedaço de terra em suas casas para que as águas das chuvas poderem serem filtradas, por exemplo, ou se for calçar usar bloquetes intercaláveis que são permeáveis e permitem que a água da chuva cheguem até o lençol freático”, explicou

 

 

Deixe uma resposta

COMUNICADO

× Contate-nos