Iniciativa é parceria da deputada federal Mariana Carvalho com Governo do Estado e Prefeitura

Acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, no Sesc (Serviço Social do Comércio), o Feirão Nome Limpo, projeto coordenado pelo Procon (Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor) que busca atender pessoas com problemas financeiros e restrição de crédito junto ao Serasa, com objetivo de renegociar dívidas. A ação acontece através de parcerias com diversas empresas e órgãos do Estado e teve a iniciativa local através da deputada federal Mariana Carvalho e do advogado e secretário municipal de Meio Ambiente Rafael Maziero.

“Todo o evento acontece através de uma união para o bem comum. O objetivo é fazer a renegociação de dívidas e diminuir o número de pessoas negativadas no nosso Estado. Agradeço imensamente a deputada Mariana Carvalho, que foi um elo entre todos os órgãos presentes”, aponta Maziero.

O evento conta ainda com participação da Fecomércio, Serasa, CDLs, SPC, Associações Comerciais, Prefeitura de Vilhena, Febraban, Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonias), Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), Sesc, Senac, Energisa, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Caerd, Lojas Gazin, Havan e Bemol.

“O Feirão Nome Limpo é uma oportunidade para todos que estão com dívidas atrasadas. Durante sua realização, o cidadão leva seu documento e suas dívidas e poderá renegociar débitos com os credores e garantir parcelas com desconto real dos juros de dívidas atrasadas que podem chegar até a 90%”, destaca a deputada Mariana.

O Sesc de Vilhena está localizado na Avenida Sabino Bezerra de Queiroz, n° 3635, no bairro Jardim América. A equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está presente no Feirão e atendendo os moradores que tem a intenção de negociar os débitos.

“Sabemos que os últimos dois anos foram complicados por causa da pandemia e muitas pessoas entraram em dificuldades financeiras. Portanto, estamos com uma equipe de atendimento preparada aqui, seja para pagamentos à vista ou parcelamentos da dívida ativa. Aproveitem a oportunidade, estamos aqui para ajudar”, explica o diretor geral do Saae, Faiçal Akkari.

Para verificar as possíveis formas de pagamento e parcelamento dos débitos junto ao Saae é necessário que o proprietário do imóvel apresente cópias do RG ou CPF.

De acordo com dados do Serasa, no Brasil são cerca de 60 milhões de pessoas endividadas, já em Rondônia o número é superior a 668 mil, que corresponde a cerca de um terço da população do Estado. O coordenador estadual do Procon em Rondônia, Ihgor Jean Rego, explica a ação do Feirão em atender e propor alternativas aos consumidores. “Nosso principal objetivo é conseguir a limpeza do nome e o restabelecimento do crédito. Todo o processo é muito simples e o fechamento dos acordos depende apenas da aceitação das propostas pelas partes e, se porventura restar discordância na negociação, o Procon pode intermediar uma contraproposta para resolver a questão”, pontuou.

A AÇÃO – O Feirão Limpa Nome já ocorreu nas últimas semanas nas cidades de Ariquemes e Ji-Paraná. Nas próximas semanas os atendimentos acontecerão nas cidades de Cacoal, nos dias 10 e 11 de dezembro, e em Porto Velho nos dias 13 e 18 de dezembro.

O Feirão é inspirado na Lei do Superendividamento, n° 14.181, que teve sua aprovação articulada pela deputada Mariana Carvalho no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, Mariana foi a presidente da Comissão Especial responsável pela análise da proposta que deu origem à lei sancionada neste ano.