Segunda Via De Contas

Gerar 2° Via

DIA DO ÍNDIO: em aldeia, SAAE ministra palestra sobre resíduos e lança “Desafio do Lixo”

A ação idealizada pelo Sicoob Credisul contou com a parceria do SAAE; autarquia parabeniza indígenas que são homenageados nesta sexta

Em homenagem ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 19, o SAAE de Vilhena relembrou o último dia 6 de Abril, quando servidores da autarquia visitaram a Aldeia “Mamaindê”, localizada cerca de 70 Km de Vilhena, em Comodoro (MT), onde participaram de uma ação social desenvolvida pelo Sicoob Credisul.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Projetos do SAAE, Sueli Santana Magalhães, esteve acompanhada das servidoras Erika Caçula e Pâmela Moreira para ministrar palestra sobre a separação correta dos resíduos e o uso consciente da água.

As representantes do SAAE estiveram na aldeia atendendo ao convite da assessora da agência bancária, a jornalista Adevânia Silvana dos Santos. Na mesma ocasião, os indígenas fizeram uma encenação para apresentar aos visitantes o ritual da “Menina Moça”, festa secular tradicional entre os povos indígenas.

Durante um dia inteiro, os voluntários, com a participação de 75 alunos da Coopevi, realizaram ações de Educação Ambiental, como distribuições de folders educativos e vídeos sobre compostagem orgânica, lançando o “Desafio do Lixo”, que viralizou na internet por todo o país.

“O desafio, que consistia em recolher a maior quantia de resíduos ao redor da aldeia, foi dividido em três equipes e contou com a participação efetiva de todos os habitantes da aldeia, desde as crianças até os adultos, que abraçaram a causa e executaram com êxito”, destacou a servidora do SAAE, Erika Caçula.

Aproximadamente meia tonelada de lixo foi recolhida ao redor da aldeia.

Segundo a diretora de projetos da autarquia, Sueli Magalhães, a água utilizada na aldeia “Mamaindê” é do Aquífero Parecis, o mesmo que abastece o município de Vilhena, por isso a importância de levar informações para a correta utilização e respeito com a mesma.

“Agradeço ao convite da assessora do Sicoob, pois além de levar conhecimento a respeito do trato ambiental com os resíduos (lixo) e água, ainda transformaram a vida dos indígenas com cuidados voltados à saúde, com profissionais de diversas áreas. É uma ação muito importante para esses povos pioneiros de nossa nação que merecem muita atenção”, finalizou Sueli, parabenizando os indígenas pelo seu dia.