População pode sanar dúvidas sobre compostagem, copos sustentáveis e saneamento básico

Durante todos os dias de Rondônia Rural Sul a equipe do Sistema Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) está no estande da Prefeitura de Vilhena apresentando seus projetos para a população.

Luciane Regert, responsável pelo departamento de planejamento e projetos da autarquia, conta que um deles é o de compostagem orgânica, já ativo pelo Saae e executado em hortas de escolas estaduais e municipais há alguns meses. Seu objetivo é incentivar o cultivo de plantas orgânicas para reduzir os produtos químicos que vai para o aterro.

A composteira doméstica utilizada pelo Saae está em exibição no Parque e conta com minhocas californianas, que colaboram com a decomposição do alimento. O equipamento conta com um ecossistema biodegradável que ajuda a reduzir a quantidade de lixo orgânico nos aterros e lixões, pois pode ser usado para se transformar em adubo.

OUTROS PROJETOS – Luciane conta também detalhes sobre o projeto de readequação de água e esgotamento sanitário de Vilhena. “Temos umas obras importantes para chegar em nossa cidade. Uma é a implantação do sistema de esgotamento sanitário e, para que ele aconteça de forma integrada à sociedade, trabalhamos com a população para informá-los sobre o que vai acontecer. Vamos construir dois reservatórios no centro da cidade, um de água e outro de esgoto. Vem coisa boa por aí”, destaca.

Para a limpeza dos rios, o Saae explica também na Rondônia Rural Sul as ações de coleta de dejetos nas águas de Vilhena, passando pelo processo de tratamento em três tanques específicos para, assim, devolver a água pura ao rio. “Sempre é muito importante que a população também colabore, evitando de despejar pó de café, óleo de cozinha, dentre outros poluentes na rede de água. Estes e outros líquidos proibidos devem ser recolhidos em casa e entregues à Secretaria de Meio Ambiente que saberá destinar estes materiais o local correto”, relata.

ADOTE SEU COPO: Desde 2015, o Saae não utiliza mais recursos públicos para compra de copos. Naquela época foram comprados 120 mil copos e quatro anos depois em 2019, ainda restam cerca de 50 mil em estoque, mesmo a unidade atendendo milhares de pessoas por mês.

De acordo com Luciane, o projeto segue a lei municipal que incentiva o funcionário a ter seu próprio copo, evitando descartes desnecessários para o aterro e ainda economizando dinheiro público.

O estande do Saae é junto ao da Prefeitura de Vilhena na Rondônia Rural Sul e está aberto todos os dias de festa no período das 14h às 22h.

Semcom