Vilhena gasta 3 vezes mais água do que o necessário, o que encarece o serviço

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água é lembrado nesta sexta-feira, dia 22 de março. Aproveitando a data, o Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) emitiu um alerta na manhã de hoje sobre o consumo consciente do líquido. O objetivo do comunicado é chamar atenção para o desperdício e dar dicas práticas de como os vilhenenses podem economizar água, já que a cidade consome 3 vezes mais água do que o necessário, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A autarquia realizará um pit-stop no semáforo da avenida Major Amarante que fica em frente ao órgão, com faixas e distribuição de panfletos, alertando a população sobre o assunto.

 

“Apesar de Vilhena ser considerada ‘A Cidade das Águas’ por muitos que conhecem seu potencial hídrico e a qualidade da água na região, temos uma triste taxa de desperdício por parte dos usuários de nosso serviço. Isso faz com que tenhamos que instalar muito mais equipamentos, ter mais servidores, veículos e uma estrutura que fica mais cara do que o necessário, refletindo, obviamente, na conta de cada um”, explica Maciel Wobeto, diretor da entidade.

 

 

Segundo dados da autarquia municipal, a quantidade de água que é captada do aquífero Parecis através de 38 poços semi-artesianos e bombeada para rede seria suficiente para abastecer três cidades do mesmo porte de Vilhena. O levantamento ainda revela que mais de 70% dos vilhenenses não possuem reserva adequada de água (caixa d’água) em suas casas. Isso faz com que, em casos de manutenção das bombas d’água, falte o líquido nos canos da casa.

 

O Saae aproveita a oportunidade para emitir dicas de consumo consciente:

 

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavar
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes

 

A atual Administração reitera seus esforços para garantir o bem estar da população vilhenense, conscientizando os moradores sobre ações rotineiras que podem diminuir o desperdício e impactar de forma positiva no Meio Ambiente e no bolso de cada um.

 

Semcom