Centro de Reservação irá atender a Zona de Abastecimento 01 do município

Na última semana, as empresas do consórcio APJ-ACIMA Engenharia, contratado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) da Prefeitura de Vilhena, iniciaram a fundação do Centro de Reservação (CR), que irá atender a Zona de Abastecimento (ZA) 01 do município. As obras fazem parte da ampliação e adequação da rede de água de Vilhena, que vão garantir constância na pressão da água dos moradores, fornecimento constante e segurança hídrica à cidade.

Conforme explicou a engenheira e diretora do departamento de Planejamento e Projetos do Saae, Mariane da Rosa, a fundação é a estrutura responsável por absorver e suportar todo o peso emitido pelas edificações. “Vamos trabalhar nas fundações dos centros de reservação das zonas de abastecimento 01 e 03 e, posteriormente, iniciaremos as construções das edificações. Nestes locais teremos reservatórios imensos que exigem uma fundação com boa capacidade de sustentação”, esclarece Mariane.

A estrutura do reservatório da zona de abastecimento 01, localizado no setor 20, terá 18 metros de diâmetro e quase 9 metros de altura, com uma capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada. Já o reservatório da zona de abastecimento 03 terá 18 metros de diâmetro, quase 7 metros de altura, com capacidade de armazenar 1.5 milhão de litros. Ao todo, as duas instalações terão 135 quilômetros de rede, que atenderão 29 mil residências.

Avaliada em R$ 31 milhões, atualmente a obra já conta com 15 quilômetros de instalações de rede de água nos bairros Barão do Melgaço I e II, Alto dos Parecis, Setor 29 e parte do Cristo Rei e Parque Cidade Jardim I.

Segundo Maciel Wobeto, diretor geral do Saae, a ampliação e readequação do sistema tem como objetivo setorizar a rede de distribuição de água da cidade, onde ao executar alguma manutenção na rede de abastecimento, apenas uma pequena região será afetada com a interrupção do fornecimento de água.
.
Além disso, os serviços também visam interligar os poços para unificar a rede de abastecimento da cidade, direcionando a água aos Centros de Reservação, evitando que as bombas dos poços fiquem ligadas de forma ininterrupta, gerando economia para a Autarquia.

Durante as execuções desses serviços, o Saae informa que alguns transtornos podem ocorrer, como a interrupção temporária do fornecimento de água durante a obra. Por isso, os moradores que não possuem caixas d’água devem adquirir um reservatório para o seu imóvel, a fim de garantir o abastecimento de água neste momento de adequações. Para eventuais dúvidas ou reclamações relacionadas a obras de ampliação e readequação do abastecimento de água e de implantação do sistema de esgotamento sanitário, a autarquia disponibiliza o Whatsapp institucional 3321-3974.