Segunda Via De Contas

Gerar 2° Via

SAAE realiza palestra na Justiça Federal de Vilhena

Cerca de 20 servidores da Subseção Judiciária de Vilhena participaram da palestra que foi conduzida pela diretora de projetos da autarquia.

No início da tarde da última sexta-feira, 19, uma equipe do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Vilhena esteve na sede da Justiça Federal do município para uma palestra sobre os projetos em andamento e detalhar, os dois maiores, o de Sistema de Esgotamento Sanitário (1ª Etapa) e Ampliação e Readequação do Sistema de Água de Vilhena, que serão custeados com recursos federais e estão em fase pré-licitação pela autarquia.

A palestra foi conduzida pela diretora de planejamento e projeto do SAAE, Sueli Magalhães, que durante 50 minutos expôs as ações desenvolvidas e respondeu questionamentos dos participantes. Na oportunidade foi apresentado o Projeto Técnico Socioambiental (PTS) de Implantação do Esgoto Sanitário do TC nº 424.54-73/2014/MCIDADES.

Uma das ações do PTS é a Compostagem Orgânica onde todo o lixo orgânico produzido nas cozinhas das casas dos vilhenenses, como cascas e sobras de alimentos crus, deverão ser transformados em compostos orgânicos para canteiros, nos quintais das casas, e os depositados em caixas chamadas composteiras onde minhocas ajudam na transformação desses resíduos. “Os adubos orgânicos produzidos, deverão ser utilizados em hortas caseiras, gerando rendas e qualidade de vida às pessoas. Projeto esse que já é desenvolvido em diversas escolas do município, mas que vai ser ampliado para todas as unidades educacionais, entidades e associações que tiverem interesse em participar”, complementou.

Além disso, Sueli Magalhães afirmou que todos os projetos que estão sendo apresentados, também fazem parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Vilhena (PLAMRESOLV), conforme a Lei Municipal. nº 4.125/201. Entre eles o projeto Mudança de Hábito “Adote um Copo”, que já é praticado pelo servidores do SAAE, que consiste em não utilizar copos descartáveis.

Para visitantes da autarquia é oferecido copos biodegradáveis e compostáveis, desenvolvidos a partir de mandioca, dentre outros, que se decompõem mais rápido e não causa prejuízos ao meio ambiente.

A cerca de um ano, visando ampliar esse projeto, o prefeito Eduardo Tsuro criou o Decreto nº44.069/2018, em que obriga todos os órgãos públicos municipais a adquirirem nas próximas compras, copos biocompostáveis para o público externo e adotar copos definitivos para os servidores.

A diretora de secretaria da vara federal, Marcele Oliveira, destacou que a postura de educação ambiental já é adotada pelo TRF da 1ª Região. “Nós entendemos que esse é o caminho, o caminho para o futuro é a educação ambiental. Por isso aderimos à ideia”, declarou.

Assessoria SAAE