Com a finalidade de expor o seu papel perante a sociedade e dos órgãos de estruturação do Estado, a Promotoria de Justiça de Vilhena, elaborou o projeto “MP Cidadão”, em parceria com a Prefeitura de Vilhena, que tem por objetivo contribuir para a promoção da cidadania na comunidade vilhenense, e para a ampliação do acesso à Justiça.

Essa é a quinta edição do MP Cidadão. Uma extensa programação foi preparada para população com palestras temáticas e salas específicas para assuntos relativos às crianças, grávidas, adolescentes e idosos, direitos do consumidor, oficinas e stands diversos.

As crianças foram contempladas com pula-pula, teatro, apresentação de dança e modalidade esportivas, além de distribuição de brindes e lanches.

O Ministério Público contou com a participação de diversos órgãos e entidades como: Prefeitura, ACIV, PROCON, SENAC, SEDAM, SENAI, TIRO DE GUERRA, CERON, SAAE, ARERONÁUTICA, CORPO DE BOMBEIRO, APAE, CDL, Associação Trindade Santa, INSS, SINE, POLÍCIA MILITAR, AVEC e muitos outros.

Semusa- Secretaria Municipal de Saúde

A Semus pode apresentar de forma prática como tem desenvolvimento seus programas da saúde no município de Vilhena. Aproximadamente 70 funcionários voluntários da saúde estiveram envolvidos no atendimento a população. Como nas edições passadas, a Semus ofereceu atendimento médico, odontológico e vacinação. O município também disponibilizou clínicos gerais, um pediatra, uma ginecologista, um odontólogo, otorrino, enfermeiras e técnicos de enfermagem.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), juntos com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizaram teste rápido de HIV e Hepatite B e C, além de distribuírem preservativos e orientações para visitantes do stand. O Setor de Imunização (vacinando e atualizando os cartões de vacinação), Farmácia Popular e a Central de Regulação, deram sua contribuição para comunidade que esteve no local. Foram mais de 80 atendimentos realizados pelos clínicos gerais, mais 18 atendimentos com gastrologista 16 com urologista, 33 atendimentos com ginecolista, 42 com pediatra, 36 com otorrino.

Serviços oferecidos pela equipe da saúde: Hemocentro com doação de sangue, atendimento médico e odontológico, imunização (vacinação), atendimento da farmácia básica, teste rápido de hepatite B e virais, orientação em DST/AIDS, orientação ambulatorial, palestras sobre: dengue, hanseníase, saúde bucal, alimentação saudável, amamentação, hipertensão, diabetes, câncer de colo do útero, tabagismo, álcool e drogas. No final da tarde houve uma Audiência Pública onde as autoridades ouviram a população de Vilhena, sobre as necessidades da comunidade dos bairros no entorno da escola, com a presença das autoridades Civis que participaram do evento.

Fonte: Semcom