Seja bem vindo!

Portal do Cliente

Para Facilitar sua vida e evitar transtornos nós disponibilizamos a opção de Geração de segunda via de suas contas. Clique no Botão abaixo e Confira!
GERAR SEGUNDA VIA FATURA

Sensor dará alerta em tempo real se bombas do Saae falharem

Uma nova tecnologia desenvolvida por estudantes do Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) de Vilhena será cedida para o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para monitorar o funcionamento das bombas de água da entidade. Caso alguma delas apresente defeito, os técnicos da autarquia serão informados pelo sistema em tempo real, no celular.

 

Nos próximos dias o equipamento será instalado no sistema elétrico da bomba do poço que abastece o bairro 5° BEC. Se o produto corresponder às expectativas, o aparelho deverá ser implantado nos demais poços da cidade. A parceria foi possível graças aos estudos do projeto coordenado pelo professor Roberto Simplício Guimarães, do Ifro.

 

O sistema, desenvolvido por alunos do Instituto, não gerará custos à autarquia. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Vilhena acompanhará o desempenho da nova tecnologia para viabilizar seu funcionamento na cidade.

 

Com o projeto em vigor, a mão-de-obra e o tempo de resposta para os reparos serão reduzidos de forma significativa. Atualmente a identificação de problemas em bombas de água demoram e exigem a interrupção do fornecimento de água por várias horas.

 

Para Maciel Wobeto, diretor do Saae, a parceria será um avanço significativo para a prestação de serviços da entidade. “Faltar água na nossa casa é um pesadelo. Por isso, é ótimo ter uma forma rápida de resolver os problemas que aparecem sem que a população sofra por muito tempo sem água. Se o projeto for expandido para todo o município, quando alguém ligar para informar a falta de água, já saberemos o que aconteceu e estaremos a caminho para resolver o problema”, garante.

 

Semcom

 

Deixe uma resposta

COMUNICADO

× Contate-nos