COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES

Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) é responsável por coletar os resíduos, através da empresa contratada RLP-Rondônia Limpeza Pública e Serviços de Coletas de Resíduos.

Atualmente, a Coleta de Resíduos Sólidos é feita diariamente, de segunda-feira a sábado, das 05h às 17h e das 20h às 01h30. Com diferentes rotas, os bairros são atendidos duas vezes por semana, com exceção das principais avenidas no Centro, onde o lixo é coletado todos os dias, e a área rural, onde o serviços é realizado quinzenalmente.

Já a Coleta Seletiva atende alguns bairros e grandes geradores do município, no período da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

Após a coleta, todos os resíduos são pesados e destinados ao Aterro Sanitário de Vilhena, que é comandado por uma empresa terceirizada. No local, os trabalhadores da Cooperativa Recicoop-Sul realizam a separação de resíduos recicláveis, que é prensado e destinado a comercialização. Os demais resíduos coletados e o refugo (sobra da reciclagem) são destinados ao aterro.

COLETA SELETIVA MECANIZADA

Em breve, o Saae realizará a implantação dos contêineres da Coleta Seletiva Mecanizada em Vilhena. Por isso, contamos com a colaboração de cada morador que deverá separar dentro de sua casa os resíduos a serem depositados nos conteineres. Em cada ponto haverá três deles:

AZUL (Resíduos Secos) – papel, plástico, vidro e metais em geral. Lembre-se de limpar e amassar as embalagens,pois é fundamental para o trabalho dos recicladores. Já os vidros deverão ser embalados em caixas ou jornais.

MARROM (Resíduos Orgânicos) – casca de frutas, verduras, ovos, pó de café usado (incluindo filtros), restos de chá (incluindo saquinhos), ervas de chimarrão/tereré e semelhantes.

CINZA (Resíduos Não Recicláveis/Rejeitos) – lixo de banheiro, lenços e fraldas descartáveis, resto de varrição de casa, alimentos não compostáveis, papéis engordurados, bitucas de cigarro e semelhantes.

​Através da separação correta do lixo nos contêineres, a ação permitirá a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos de maneira a diminuir a quantidade de material a ser destinado para o aterro sanitário.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Contate-nos
Pular para o conteúdo