Rede de esgoto já conta com mais de 30 quilômetros de instalações de rede pública e rede condominial

Na última semana, os funcionários da empresa APJ-Acima, contratada pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) da Prefeitura de Vilhena, iniciaram os serviços de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Avenida Melvin Jones.

As atividades seguem conforme o cronograma planejado, e a obra já conta com mais de 30 quilômetros de instalações de rede pública e rede condominial, além da escavação da primeira lagoa facultativa que irá compor a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A diretora do departamento de Planejamento e Projetos do Saae, Mariane da Rosa, explica que além da Avenida Melvin Jones, a obra conta com mais seis frentes de trabalhos, sendo uma no bairro Moyses de Freitas, onde são realizados os serviços nas quadras que não haviam recebido as instalações da rede de esgoto.

“Até o momento, haviam sido realizadas as obras nos locais mais rasos, pois em alguns pontos do bairro, devido a profundidade e o tipo de solo, precisavam de escoramento metálico para segurar as valas e não desbarrancar. Devido a pandemia, esse tipo de material estava em falta, mas agora com a chegada das peças, a equipe já voltou ao bairro para finalizar os serviços por lá”, lembra Mariane.

Para realizar a obra de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, o município de Vilhena teve que ser dividido em Sub-Bacias, sendo contempladas nesta primeira etapa as sub-bacias 3, 4 e 5. Os bairros que já foram atendidos, são: Marcos Freire, Moyses de Freitas, Parque Cidade Jardim I e II, Setor 29 e Cristo Rei. Já os bairros Setor 17; Jardim Green Ville; Setor 35 (parcial); Jardim das Oliveiras (parcial); São Jerônimo; Setor 97; Setor 07; Setor 79; Jardim América (parcial); Jardim Vilhena; São José; Santo Antônio e Centro, deverão ser atendidos nos próximos meses.

De acordo com Maciel Wobeto, diretor geral do Saae, antes das obras iniciarem, uma equipe realizou visitas nos comércios e residências da Avenida Melvin Jones para informar sobre a implantação do sistema de esgoto na região. Além de comunicar a população, um formulário também foi respondido e assinado para que os funcionários da APJ-Acima pudessem realizar as instalações das Caixas de Inspeção (CIs) dentro dos imóveis.

Neste período, o Saae pede para que os motoristas fiquem atentos nas imediações das áreas em que estão as obras. Além disso, a autarquia informa que para que haja o bom funcionamento da rede, é preciso que algumas recomendações sejam seguidas, como: não quebrar ou danificar os Poços de Visitas (PVs), não utilizar ainda as Caixas de Inspeção (CIs) e não lançar água pluviais na rede esgoto, pois ela só deve receber águas provenientes dos banheiros, máquinas de lavar roupas, tanques, pias de cozinha e máquina de lavar louças.

Para sanar quaisquer dúvidas relacionadas a Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, o Saae disponibiliza o WhatsApp: (69) 3322-3974.