O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) recebeu, nesta quarta-feira, 19, o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal (Selo Resgata). A premiação, concedida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), é fruto das ações do Governo do Estado em parceria com o Município de Vilhena, voltadas para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de multiplicar as boas práticas que resultam na reintegração à sociedade.
O diretor do Saae, Ricardo de Lima, ressaltou a importância dessas ações para a sociedade. “O trabalho é um dos instrumentos de reintegração, e, assim, estamos contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária. Esse reconhecimento é fruto das ações voltadas para os reeducandos inseridos em atividades laborais na autarquia municipal durante o biênio 2023/2024”, enfatizou o diretor da autarquia.
De acordo com o vereador e policial penal, a premiação é resultado de uma parceria que envolve os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Eu, como um dos criadores do projeto Semear e Ressocializar, que utiliza a mão de obra de apenados, acredito que essas políticas públicas de transformação trazem resultados positivos”, acrescentou o parlamentar.
Selo Resgata
A Política de concessão do Selo Resgata visa incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas privadas de liberdade, tanto no regime fechado quanto semiaberto, aberto, com monitoração eletrônica, em medidas alternativas à prisão, medidas de segurança, egressos do sistema penal, entre outros.
A concessão do Selo Resgata é um incentivo às práticas de responsabilidade social e sustentabilidade nas organizações que assumem uma postura socialmente responsável em relação à segurança pública e justiça social.
Por: Assessoria