Mais de mil contentores já foram instalados nos bairros Jardim Eldorado, Jardim América, Jardim das Oliveiras e grandes geradores

A partir desta quarta-feira, 25 de maio, não haverá mais coleta nas lixeiras domésticas nos bairros onde os contêineres da Coleta Seletiva Mecanizada Solidária Residencial já foram instalados, a saber: Jardim Eldorado, Jardim América e Jardim das Oliveiras. Ao todo mais de mil contentores estão nestes setores e também em grandes geradores, como o terminal rodoviário, as feiras do Centro, BNH, São José, praças públicas, escolas, universidades e o ginásio municipal Jorge Teixeira de Oliveira.

Lançado no mês de abril deste ano, o projeto “Separar Para Cuidar”, realizado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), está sendo ampliado semanalmente. De acordo com o diretor geral do Saae, Rogério Vieira, a cidade conta com mais de 330 jogos de contêineres instalados em pontos estratégicos e próximos dos moradores.

Cada conjunto é composto por três contentores, onde será necessário separar os resíduos domésticos em três frações para descartar da seguinte maneira: (1) o contentor cinza receberá materiais de rejeitos, como detritos de varrição de casa, restos de alimentos engordurados, embalagens engorduradas da cozinha e lixo do banheiro; (2) o contentor azul receberá materiais recicláveis, como plástico, vidro, papelão, alumínio e demais objetos secos que podem ser reaproveitados e transformados em outros produtos; (3) o contentor marrom será usado para a coleta de materiais compostáveis, como casca de frutas ou legumes e restos úmidos de alimentos que podem ir para a fabricação de adubo orgânico.

“Nossa intenção é expandir o projeto gradativamente, até atingir 40% da área urbana do município. Nas próximas semanas, os bairros Marcos Freire, Bodanese, Cidade Verde I, II e III serão contemplados. Diante disso, o apoio da população é fundamental para que a iniciativa funcione de maneira eficaz, sendo de grande importância que todos descartem os resíduos corretamente”, destaca Rogério.

A Educação Ambiental para orientar os moradores sobre a implantação do projeto segue sendo realizada através de visitas a todas as residências e comércios da região e bem como veículo de som volante. De porta em porta, a equipe da autarquia com o apoio dos soldados do Tiro de Guerra (TG) explicam aos moradores como funciona o novo sistema, além de distribuir folders educativos.

CRONOGRAMA – O recolhimento dos materiais secos no bairro Jardim Eldorado acontece nas terça-feiras, dos materiais orgânicos nas quartas-feiras e os rejeitos nos sábados. Já nos bairros Jardim América e Jardim das Oliveiras, a coleta nas lixeiras comuns será realizada somente até esta quarta-feira, 25 de maio. Posterior a isto, o departamento de Resíduos do Saae elaborará um novo cronograma e a coleta de resíduos será realizada diretamente nos contentores.

Com um investimento de R$ 3 milhões do Governo Federal, os mais de 2 mil contentores que já estão na cidade e o caminhão lavador/coletor permitirão que a cidade fique mais limpa e bonita, além de garantir uma coleta mais segura, econômica, rápida, eficiente e higiênica.

Para mais informações sobre o projeto “Separar Para Cuidar”, o Saae disponibiliza o telefone institucional 3322-5480.