Medida gera economia ao município e pode garantir o abastecimento de água quando houver eventuais problemas
O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) de Vilhena volta a orientar a população sobre a importância da instalação de um reservatório de água nos imóveis. A orientação da Autarquia atende uma das recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que diz que todo imóvel deve ter caixa d’água com capacidade suficiente para atender o consumo por, no mínimo, 24 horas.
Essa medida visa gerar mais economia nos gastos com a energia elétrica, uma vez que a água para o abastecimento do município é captada em poços tubulares através de bombas submersas.
Atualmente, Vilhena é abastecida por 34 poços tubulares, que dependem de energia elétrica para bombear a água pelo sistema até chegar às residências. Os moradores que possuem caixa d’água com capacidade compatível com o seu consumo, contribuem com a economia, já que as bombas não precisarão ficar ligadas por muito tempo ou em horários de pico.
Além disso, a instalação do reservatório pode garantir o abastecimento de água quando houver eventuais problemas, como falta de energia elétrica, vazamentos, reparos e manutenção nos poços e nas redes de abastecimento de água.
O Saae garante a qualidade de água até o ponto de entrega, que é o hidrômetro. Mas em cada imóvel é também fundamental acompanhar o estado de conservação da caixa d’agua, especialmente de sua tampa, e fazer a limpeza periódica, a cada seis meses.