Medida gera economia ao município e pode garantir o abastecimento de água quando houver eventuais problemas

 

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) de Vilhena volta a orientar a população sobre a importância da instalação de um reservatório de água nos imóveis. A orientação da Autarquia atende uma das recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que diz que todo imóvel deve ter caixa d’água com capacidade suficiente para atender o consumo por, no mínimo, 24 horas.

Essa medida visa gerar mais economia nos gastos com a energia elétrica, uma vez que a água para o abastecimento do município é captada em poços tubulares através de bombas submersas.

Atualmente, Vilhena é abastecida por 34 poços tubulares, que dependem de energia elétrica para bombear a água pelo sistema até chegar às residências. Os moradores que possuem caixa d’água com capacidade compatível com o seu consumo, contribuem com a economia, já que as bombas não precisarão ficar ligadas por muito tempo ou em horários de pico.

Além disso, a instalação do reservatório pode garantir o abastecimento de água quando houver eventuais problemas, como falta de energia elétrica, vazamentos, reparos e manutenção nos poços e nas redes de abastecimento de água.

O Saae garante a qualidade de água até o ponto de entrega, que é o hidrômetro. Mas em cada imóvel é também fundamental acompanhar o estado de conservação da caixa d’agua, especialmente de sua tampa, e fazer a limpeza periódica, a cada seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Contate-nos
Pular para o conteúdo