O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Vilhena está realizando a instalação de hidrômetros nas residências em conformidade com o Decreto n° 3483/2001 do Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto, o qual determina a obrigatoriedade no art. 22: “As instalações prediais serão executadas, obriqatoriamente, de acordo com o presente regulamento e normas técnicas adotadas pelo SAAE. E no Art. 24, destaca-se: “A instalação de água compreende: a – ramal de derivação, unindo a rede de distribuição pública ao cavalete; b – hidrômetro; c – reservatório de acumulação de água de, no mínimo 500 (quinhentos) litros, por economia abastecida, e, d – rede de distribuição interna.”

O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento de água potável. Ele é indispensável para que o cliente consiga ter controle do volume de água que está utilizando e para que possa manter hábitos de consumo consciente, fundamentais para a preservação do meio ambiente.

Esse equipamento registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e sua fatura é calculada com base no volume acumulado no mês, por meio da diferença da leitura atual e a última registrada no mês anterior. Por meio da leitura do hidrômetro, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.

É necessário que cada pessoa fique atenta com o cuidado do equipamento visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades se for considerado crime.

É importante salientar sobre a importância da instalação de reservatório de água nos imóveis com capacidade suficiente para atender o consumo por, no mínimo, 24 horas, além de gerar economia para o município, ainda garante o abastecimento de água mesmo quando houver problemas eventuais, tais como: falta de energia elétrica, vazamentos, reparos e manutenção nos poços e nas redes de abastecimento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Contate-nos
Pular para o conteúdo