Lei Municipal obriga locatário a assumir responsabilidade ao alugar um imóvel

Em cumprimento a Lei Municipal nº 5.967/2022, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) orienta a população de Vilhena para que se atente aos cuidados com relação à transferência de titularidade da conta de água, evitando assim transtornos. A regulamentação foi aprovada em dezembro de 2022 e entrou em vigor no mês de abril e é de autoria da vereadora Clérida Alves.

A Lei determina a transferência da titularidade da conta de água para o nome do locatário de imóveis urbanos residenciais, sendo o mesmo obrigado a fazer o comunicado ao SAAE no prazo de 30 dias. Na prática, sempre que alguém alugar uma casa, é dever de quem aluga comunicar a autarquia e solicitar a transferência da titularidade da conta.

A nova legislação também determina que é responsabilidade do locador, o dono do imóvel, efetuar a respectiva transferência de titularidade da conta de consumo para os eu nome no prazo de 30 dias da extinção da locação.

O processo de transferência é simples e se efetua em poucos minutos. O atendimento é realizado de forma presencial, no escritório comercial do SAAE, localizado na avenida Major Amarante, centro, das 7 às 13 horas. Os documentos necessários para o procedimento são: 01 cópia do contrato de locação, devidamente registrado em cartório, 01 cópia do RG e CPF do locatário.

A transferência evita situações de cobrança indevida junto ao imóvel, como o caso de alguns que acabam com a matrícula na dívida ativa do município pela falta de pagamento do consumo por parte de locadores.

O SAAE relembra ainda que mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 69 3322 5480, para ligações e whatsapp.