Responsáveis devem seguir algumas ações preventivas para garantir acesso seguro aos servidores

A falta de acessibilidade aos hidrômetros é uma dificuldade encontrada diariamente pelos leituristas, apesar da obrigação do consumidor instalar o equipamento em local acessível e na caixa padrão.

Com objetivo de auxiliar os servidores que realizam a leitura e entrega das faturas, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) de Vilhena pede a conscientização da população sobre a importância dos cuidados que devem ser tomados em relação aos animais, obstruções nos cavaletes e caixas de correspondência.

Para que o leiturista faça seu trabalho e o contribuinte possa receber sua fatura regularmente, a Autarquia recomenda algumas ações preventivas, como: sinalizar a presença de animal através de placa de identificação; colocar tela de proteção nas grades; instalar o cavalete em local acessível e não vedá-lo com tampas de cimento; as caixas de correspondência devem estar bem conservadas e visíveis, viradas para fora, evitando que o leiturista coloque a mão dentro da grade ou portão. Entulhos, lixeiras ou animais não devem ficar próximos ao cavalete ou caixas de correspondência.

Para que as leituras e manutenções sejam realizadas pelos nossos servidores, é preciso que todos fiquem cientes, pois a conservação desses aparelhos é de responsabilidade do proprietário. Além disso, os donos de animais podem ser responsabilizados por dano ao animal ou aquilo que ele causa a outras pessoas, estando sujeito a multa, prestação de serviços comunitários ou até detenção.

O SAAE alerta aos donos dos animais sobre a responsabilidade civil e criminal, prevista em legislação. Eles podem responder por aquilo que o animal cause a outrem, estando sujeitos a multa, prestação de serviços comunitários ou até detenção.